Motivos para utilizar maquete eletrônica

A maquete eletrônica tem inovado o ramo de construção civil há algum tempo, esta proposta 3D simula espaços tanto internos como externos, sendo um dos principais benefícios para lançar um projeto.

De erros ninguém gosta, eis aqui outra vantagem em adquirir uma maquete eletrônica, as chances de algo sair errado são mínimas.

A construção civil possui a maquete eletrônica como uma forte aliada nos dias que correm junto a implementação de softwares na modelagem 3D, a fim de criar de maquetes para apresentação de projetos.

As projeções obtidas nas maquetes são modelos estáticos, simulando o real, facilitando o trabalho dos profissionais que desenham projetos.

Desse modo o objetivo da maquete eletrônica é, guardar meio da simulação 3D, imitar através de baixo esforço ambientes quanto seriam inviáveis de serem criados fisicamente.

Portanto, continue neste artigo pois apresentaremos motivos para utilizar maquete eletrônica de forma satisfatória, é a tecnologia sendo nossa aliada, façamos uso!

Se a tecnologia estar ao nosso favor, por quê não utilizar, não é mesmo?! O trabalho com desenho é resumido, com a maquete 3D o foco é em excelência e praticidade.

Se você é profissional da construção civil, seja engenheiro ou arquiteto e ainda não está convencido dos motivos para aderir esta inovação, confira:

maquete_eletrônica

Benefícios para utilizar maquete eletrônica

Primeiro, clareza. Por exemplo, se especialistas trabalham em um projeto, por exemplo, construtores, eletricistas, ocorre a estratificação de várias comunicações.

A modelagem tridimensional elimina esses incidentes. Em segundo lugar, a partir de um modelo tridimensional é fácil obter as vistas e seções necessárias para criar um desenho.

A maquete eletrônica cria desenhos e especificações automaticamente a partir de um modelo de objeto 3D.

Terceiro, você pode calcular facilmente a massa, o volume, a força e outros parâmetros físicos da peça projetada. Quarto, o modelo 3D pode ser modificado e editado. A seguir confira outros benefícios:

Melhora a precisão

A maquete eletrônica reduz o risco de erros em um projeto, além de otimizar o projeto de acordo com as necessidades do local.

Reduz o tempo de design e execução

Com os métodos de projeto tradicionais, seria necessário designar um ou mais engenheiros por projeto.

A automação demonstrou reduzir significativamente o tempo de projeto. A partir de um modelo 3D, é possível produzir maquetes eletrônicas precisas em uma fração do tempo.

Reduz custos

Nesse sentindo, a redução do tempo de conclusão tem um impacto direto nos custos de um projeto. O software de design, que gera a lista de materiais e elimina lacunas entre as entregas, reduziu significativamente o custo dos projetos.

Estimativas muito rápidas de custos e viabilidade do projeto, mesmo nos estágios iniciais de projeto ou durante a construção, provaram ser extremamente precisas e úteis.

O uso de maquetes eletrônicas 3D também reduz os custos associados às alterações feitas durante o projeto.

Desse modo, os designers podem identificar problemas de design com antecedência, evitando os custos adicionais de modificações.

Maquete Eletrônica é uma ferramenta de visualização ideal

tendo em vista que o design 3D também mudou a forma como os projetos são apresentados. O software 3D permite passeios virtuais, o que facilita muito o projeto, construção, comissionamento, operação e manutenção de um local, infraestrutura ou edifício.

É muito mais fácil para o cliente visualizar dimensões, espaços, folgas, movimentos e acessos com uma maquete eletrônica incrivelmente realista e onde cada elemento é detalhado.

A capacidade de incorporar diferentes opções de design no modelo para avaliar cenários potenciais ajuda a confirmar decisões e identificar problemas no início do projeto.

Nesse sentido é mais fácil fazer alterações em um projeto durante o estágio de design do que após o início da construção. Um modelo 3D bem projetado pode servir como um guia durante todo o estágio de construção.

Também pode ser uma ferramenta de marketing eficaz para despertar o interesse dos clientes, oferecendo-lhes a possibilidade de visualizar e visitar o seu projeto em três dimensões.

maquete_eletrônica

Permite que você crie modelos de referência

Sem dúvida, a maquete eletrônica 3D facilita a concepção de projetos.

Além disso, as bibliotecas projetadas em software podem frequentemente ser reutilizadas em outros softwares 3D diferentes, se forem compatíveis, com modificações paramétricas e adição de inteligência.

Por exemplo, uma vez que o projeto de um imóvel é concluído, ele pode ser salvo como um modelo padrão e reutilizado para outros projetos semelhantes.

Um modelo salvo pode, portanto, ser usado como ponto de partida para iniciar rapidamente um novo projeto.

Depois que as alterações são feitas com base nos requisitos do local, é fácil produzir os resultados do projeto. Conforme as bibliotecas se enchem de componentes, o tempo de modelagem diminui.

Vantagens indiscutíveis

A modelagem 3D oferece vantagens inegáveis. Essa ferramenta de visualização eficaz ajuda a mostrar aos clientes e interessados ​​a complexidade e o escopo de um projeto.

Portanto, a maquete 3D fornece uma visão geral e atende aos interesses dos engenheiros e do cliente.